Ferramentas integradas permitem analisar a viabilidade de um empreendimento e simular uma construção.
No mercado desde 1975, a MHA possui vasta experiência em adotar tecnologias consolidadas para executar projetos de engenharia nos mais diversificados setores de obras, garantindo soluções inovadoras para seus clientes. No histórico da MHA está a atuação pioneira na adoção de BIM, o que a fez se destacar em grandes empreendimentos, como a Sede da Petrobras (SP), o Laboratório da L’Oreal (RJ), o Aeroporto de Florianópolis (SC), o Laboratório da Fiocruz (MG) e o recém-inaugurado Auditório Ensino Einstein (SP), que recebeu o Prêmio de Excelência BIM do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). Para continuar a entrega de projetos com excelência de resultados, a MHA teve o apoio da Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do mercado, para adotar soluções Autodesk, AEC Collection e implementar a metodologia BIM.
A AEC Collection fornece aos projetistas, engenheiros e empreiteiros um conjunto de ferramentas de BIM e CAD compatíveis com um ambiente de dados comum, com base na nuvem, que facilita a entrega de projetos. Com ferramentas integradas de análise é possível avaliar a viabilidade de um empreendimento e simular uma construção, o que antecipa muito a resolução de problemas. Afinal, ao identificar dificuldades ainda na fase de projeto, ou seja, antes de uma obra começar, evita-se perda de tempo e recursos. “Um dos principais benefícios é a previsibilidade: a certeza de que o projeto final vai refletir a ideia inicial”, afirma o Gerente de Produtos da Brasoftware, Leonardo Fecchio.
Além disso, ele explica que as ferramentas da metodologia BIM prezam pela comunicação, na medida em que as informações são compartilhadas entre os envolvidos – o que amplia a colaboração entre as diferentes equipes. “Enquanto o arquiteto está trabalhando em um desenho, o projetista consegue acompanhar em tempo real e já projeta compatibilizando”, diz Fecchio.
A Brasoftware tem orgulho de ser considerada referência em tecnologias BIM desde 2007, com um amplo portfólio de casos de sucesso e a conquista de prêmios importantes do setor, como o BIM do Sinduscon-SP e o Prêmio BIM da Administração Pública.
No caso da MHA, onde a Brasoftware participou com o projeto da tecnologia Autodesk e apoio à implantação da metodologia BIM, o trabalho consultivo da equipe foi essencial. “A Brasoftware prima por entender qual problema o cliente precisa resolver. Não queremos que no futuro ele perceba que possui uma solução que não precisava e por isso o apoio do nosso time de especialistas é tão importante”, explica Fecchio. “Mais do que atuar com licenciamento e implantação, construímos uma relação de confiança com nossos clientes”.
Atualmente, a MHA possui um nível elevado de maturidade na metodologia BIM e reconhece os benefícios da mudança. O Gerente de Novos Negócios da MHA, Guilherme Augusto Neves, explica que a implantação do processo em uma empresa é constante e requer muita organização, padronização, investimentos tecnológicos e de recursos humanos. “Com a metodologia BIM houve uma mudança muito grande na maneira como os projetos são detalhados e analisados. Passamos a gastar mais tempo com a execução de um projeto para gastar menos tempo com a construção; e principalmente, evitar retrabalho e antever soluções exequíveis”, diz. “O processo demanda também uma maior interação entre as equipes de engenharia e arquitetura, já nas fases preliminares dos estudos de ocupação dos espaços dentro dos empreendimentos”, conclui.