Projeto trouxe integração, colaboração e mais produtividade para usuários finais.
Após adquirir o Grupo Laureate, a Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do País, precisava realizar a migração de quase 10 mil usuários para o Microsoft 365. O projeto, que envolveu mais de 25 domínios entre os tenants de ambas as Instituições, foi realizado pela Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do Brasil.
Com ambientes separados após a aquisição, a migração precisava ocorrer o quanto antes, visto que havia dois pontos de manutenção e administração. Tal circunstância gerava outro problema: falta de integração entre os usuários e, consequentemente, ausência de comunicação fluida. “São muitos profissionais precisando colaborar e produzir, o que torna o processo ainda mais urgente”, afirma o Executivo de Serviços da Brasoftware, Vitor Vogel. Por isso, a Brasoftware realizou um profundo planejamento para garantir o sucesso da migração, com o mínimo de impacto para os usuários finais e no prazo que o cliente necessitava.
Quando se trabalha com dois ambientes distintos, atividades simples, como marcar uma reunião e ver a disponibilidade do usuário que está em outro ambiente, são prejudicadas. No caso do Teams, muito utilizado pelas equipes para comunicação e compartilhamento de materiais, também havia limitações que dificultavam a interlocução – não era possível saber quem era o gestor da equipe e colaboradores que faziam parte do time, assim como o cargo de cada um”, explica o Especialista em Infraestrutura de TI da Ânima Educação, Everton Lermen. “Com a migração, imediatamente a percepção do educador melhorou”.
Outro ponto que colaborou para o êxito do projeto foi o conhecimento do ambiente do Grupo Laureate, que já era um cliente Brasoftware. “Isso criou ainda mais sinergia, pois há um relacionamento de confiança em nosso trabalho”, diz Vitor.
A migração também contribuiu para o processo de maturidade em segurança da Ânima, visto que a tecnologia Microsoft oferece proteção avançada contra malwares e crimes cibernéticos, além de ferramentas para ajudar a manter informações seguras e privadas.
Mesmo sendo possível padronizar configurações de segurança entre ambientes, o time de Compliance da Ânima criou várias políticas alinhadas à DLP (Data Loss Prevention, ou Prevenção de Perda de Dados, em português), vazamento de informações e classificação de dados, permitindo um report único, que pôde ser visualizado por todos.
“A Brasoftware é uma parceira de longa data e, quando nos deparamos com o desafio da migração, não cogitamos outra empresa. Ela conhece nosso ambiente e plano de negócio, e não tínhamos dúvidas em relação à sua capacidade técnica e dedicação”, afirma Everton. “Atingimos nossos objetivos e cumprimos o cronograma, em um processo que ocorreu sem imprevistos durante o go-live”, conclui.